Facebook do RCT3 Parks Twitter do RCT3 Parks Feed do RCT3 Parks

domingo, 27 de novembro de 2011

Tutorial Básico de Criação de CSOs Parte 1

Olá pessoal, como dito no último post, o RCT3 Parks, juntamente com o Guichevic do blog RCheT, faríamos os tutorias de criação de CSOs. Então pessoal hoje é o lançamento do Parte 1, e talvez o Parte 2 venha hoje também.

Os CSOs, como todos os outros tipos de custons, são os responsáveis para deixar seu parque mais realista, mais belo, mais parecido com o real, se no caso for uma recriação, ou até mesmo, dependendo da pessoa, mais   irreal, se você for aquelas que preferem um parque com coisas que só existem na imaginação.

Mas possivelmente, você vendo esses CSOs, já teve vontade de ele ter mais peças ou ter uma modelagem melhor, e isso fazendo com que você tivesse vontade de fazer os próprios custons. A criação dos CSOs, não é um processo difícil, podendo ser rapidamente decorado por você.


Como dito anteriormente, a criação de CSOs, possui um processo rápido e fácil, é claro que, dependendo do objeto que você irá criar, e também diferente de outros, que possuem um processo um pouco demorado como Criação de Custons Stalls (as lojas), e Custons Cars, que terão também tutoriais feitos por nós para que vocês aprendam.


1º - Google SketchUp - Esse será o programa utilizado para a criação dos objetos em 3D - Dowload aqui.

2º - Scripts - São três Scripts que você deve ter: RCT3 Tiles, Parametrics Module e ASE Exporter. As funções de cada um deles, e o local que devem ser instalados serão explicados.

3º - RCT3 Importer - O RCT3 Importer é o programa utilizado no processo final de criação do custom, ou seja, é utilizado para passar para o RCT3.

Como já falamos do Google SketchUp, falaremos agora dos Scripts. Primeiramente falando do RCT3 Tiles. O RCT3 Tiles é utilizado para que você tenha precisão na hora de criar seu modelo, ou seja ele indica o tamanho de um quadrado no jogo, ou seja, um tile. Um de seus componentes é o Full Tile, que possui o tamanho exato de um quadrado do jogo, ou seja tamanho de 4x4 metros.


Download aqui. Para instalar:

Copie o arquivo rct3.rb e cole na pasta Plugins onde o Google Sketchup foi instalado.
O caminho é: C:\Program Files (x86)\Google Sketchup 8\Plugins
No Sketchup ele estará na barra Plugins com o nome de RCT3.

Agora falaremos do Parametrics Module. O Parametrics Module é utilizado para que os outros scripts funcionem no Sketchup.
Download aqui. Para instalar:
Copie o arquivo parametric.rb e cole na pasta Plugins onde o Google Sketchup foi instalado.
O caminho é: C:\Program Files (x86)\Google Sketchup 8\Plugins
No Sketchup ele não aparece, mas é necessário tê-lo.

E o último script, o ASE Exporter. O ASE Exporter é necessário para que os modelos do Sketchup sejam exportados, passando a ter a extensão .ase, e para que ele possa ser usado no RCT3 Importer, ou seja, o ASE Exporter é para exportar o modelo em um formato compatível com o usado no RCT3 Importer para que o modelo seja passado para o jogo.
Download aqui. Para instalar:
Copie o arquivo su2ase.rb e cole na pasta Plugins onde o Google Sketchup foi instalado.
O caminho é: C:\Program Files (x86)\Google Sketchup 8\Plugins
No Sketchup ele aparece na barra Plugins, como o nome de ASE Exporter.

Agora falaremos do RCT3 Importer. O RCT3 Importer é um programa utilizado para converter os modelos exportados (.ase) para o tipo .ovl, ou seja, é o programa necessário para a passagem de qualquer dos custons.
Download aqui. Esta é a versão v18b1, que eu uso, porém existe a versão v18b2. Para instalar:
O arquivo zipado possui uma pasta: rct3importer-v18beta1-dist. Abra a pasta é de double click no arquivo RCT3 Importer.exe e o programa abrirá.

O Tutorial Básico de Criação de CSOs Parte 1 apresenta os passos para a modelagem, mas o Parte 2 já foi feito e só falta a passagem para o YouTube.



No vídeo eu falo do uso das texturas com o tamanho 128X128, pois é a que eu uso, mas você pode usar nos tamanhos: 56X56, 256X256, 512X512 pixels, porém isso aumenta o tamanho do arquivo.

Agora se você não consegue fazer suas próprias texturas você pode pegar da internet e só redimensionar ou desse site: clique aqui.

No vídeo eu também falo de um plugin chamo V-Ray. O V-Ray, é usado para fazer fotos com qualidade foto-realística. No vídeo eu só faço a foto do objeto feito mais vou colocar uma foto de um objeto mais detalhado que eu já fiz que é o Cowboy do zezeguiFirewhip Mega Pack.


Download do V-Ray:

V-Ray: Clique aqui (link temporário, vou mudar)
Crack V-Ray: Clique aqui.

Número de faces

Você deve prestar atenção no número de faces que terá seu objeto. Quando o objeto possui mais de 500 faces, no jogo ele só poderá ser visto há uma pequena distância, como por exemplo os objetos do CityJK. Objetos com menos de 500 faces são vistos de longe.

Então ao exportar o modelo, aparecerá 1 de 2 imagens:

Aviso que terá em objetos com menos de 500 faces (usei meu modelo do footer do set meu já concluído zezeWooden Coaster Footers):


Aviso que terá objetos com mais de 500 faces (usei meu modelo do Cowboy do set meu em andamento zezeguiFirewhip Mega Pack):


Mas também por algum motivo que não sei, alguns objetos que possui número de faces próximo a 500, como por exemplo meu modelo do Cowboy, que possui 728 faces, aparecem normalmente no RCT3, podendo serem vistos de longe.

Então é isso pessoal, é até semana que vem terá o Parte 2 para vocês conferirem.


Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati

4 comentários:

  1. Uau Parece um pouco Complicado disso aí só tenho o RCT3 e o Sketch Up

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz tudo direito maiis quando fui jogar a seta do Mouse sumiu e agora me ajuda

    ResponderExcluir
  3. Isso deve ser um problema do jogo, mas não sei o que deve ser. Nunca vi esse tipo de problema.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, tenha conhecimento da Política de Comentários do Blog! Clique aqui!